sábado, 30 de outubro de 2010

A contribuição da Agricultura Familiar para o Crescimento Econômico

Segundo o então ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República o desenvolvimento da agricultura familiar é responsável por 30% dos alimentos consumidos no país. E que o crescimento econômico e social do Brasil depende do fortalecimento da agricultura, da produção sustentável e da redução da pobreza. Esse foi o foco do debate do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que reuniu ministros e entidades ligados à agricultura e à pecuária.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, acrescentou que a segurança alimentar e nutricional depende do fortalecimento da agricultura familiar. “É fundamental que os agricultores familiares tenham condição de trabalho e o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) faz é exatamente isso: compra a produção dos pequenos produtores, com preços justos, e faz com que eles possam se inserir no mundo econômico e social do trabalho, da valorização de sua labuta, na perspectiva do desenvolvimento sustentável”.
Mais de cem mil agricultores participam do PAA. O PAA visa garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão econômica e social no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar. Além disso, abastece equipamentos públicos de alimentação e nutrição (Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias, Bancos de Alimentos) e a rede socioassistencial. Por meio do programa, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) faz a compra da produção para doar a entidades socioassistenciais. No ano passado, os alimentos beneficiaram 13 milhões de pessoas.

FAMUP- Federação das Associações do Município da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário