terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Algumas motivações das cooperativas/associações para a elaboração do projeto PAA Doação Simultânea

Inúmeros gastos estão intrínsecos ao projeto PAA Doação Simultânea e infelizmente não são explicitadas nos normativos e para as lideranças. Mesmo com tantas contrapartidas, que oneram as cooperativas/associações (até mesmo, causando prejuízos), elas são motivadas a desenvolver o projeto PAA. Citamos abaixo alguns motivos relatados pelos cursistas nos cursos oferecidos pela ONG EDUCOOP:

1- Geralmente o que leva a Associação ou Cooperativa fazer o convênio com a Conab é a venda garantida, preço justo de remuneração do produtor rural e a possibilidade de doação de alimentos para a população carente e necessitada de alimentos devido a baixa renda.

2 - O que leva a elaborar o projeto é que nem todo o ano o pequeno produtor consegue vender seu produto e/ou por um preço fixo por causa das oscilações de demanda no mercado. E o projeto é muito interessante porque o produto fica dentro do município, ou seja, sustentabilidade local.

3 - Sabemos que associações e grande parte das cooperativas vivem no limite, com dificuldades para elaborar até projetos que trazem retorno financeiro, porém o PAA oferece a essas instituições um incentivo maior para produção e também tornam conhecido o produto, certamente abre novos caminhos para comercialização, mesmo que cause prejuízos às entidades.

Fonte: ONG EDUCOOP

Nenhum comentário:

Postar um comentário